Pages

domingo, 6 de junho de 2010

CORPOS – A EXPOSIÇÃO


PELA PRIMEIRA VEZ NA AMÉRICA DO SUL, “CORPOS – A EXPOSIÇÃO” SERÁ ABERTA, DIA 21 DE MAIO, NA OCA DO PARQUE DO IBIRAPUERA

Mostra já foi visitada por cerca de 15 milhões de pessoas no mundo

Depois de ser vista por aproximadamente 15 milhões de pessoas em cidades dos EUA e Europa – sendo três milhões em Nova York, onde está montada –“CORPOS - A Exposição” poderá ser visitada pela primeira vez na América do Sul. No dia 21 de maio, às 10h, a mostra será aberta em São Paulo, reunindoacervo com 20 corpos e 250 órgãos reais, distribuídos em cerca de 9.000 m² naOCA do Parque do Ibirapuera. Em 2007, outra versão da exposição com corpos reais esteve na capital paulista, atraindo cerca de 450 mil visitantes à OCA. A realização do evento no Brasil é da Egg Produções, de Stephanie Mayorkis, em parceria com a Premier Exhibitions e a S2BN Entertainment.

Mudanças - São duas as principais diferenças dessa exposição em relação à “Corpo Humano – Real e Fascinante”, anteriormente apresentada no Brasil. A primeira é que os visitantes verão os corpos expostos em poses que demonstram o movimento, como de um jogador de futebol, rugby, tênis e maratonista. Essas posições atléticas demonstram como o corpo funciona de dentro para fora simulando a atividade física.

A outra mudança diz respeito ao avanço do processo de dissecação. Em “Corpos – A exposição” são utilizadas as mais avançadas técnicas de dissecação e preservação polímera (polimerização), desenvolvidas pela equipe do diretor médico da mostra, Dr. Roy Glover (prof. emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan), conferindo maior realismo às peças.

“Nesse processo, o tecido humano é permanentemente preservado usando silicone emborrachado líquido, que é tratado e endurecido. O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demonstrando com perfeição a complexidade de ossos do corpo, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos”, explica Dr. Glover.

Educação - Com seu caráter prioritariamente educativo, a mostra permite uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir no funcionamento do corpo. Por exemplo, um pulmão saudável colocado ao lado de um pulmão escurecido pelo hábito de fumar, fornecendo uma comparação mais poderosa que qualquer imagem de um livro ou texto. Visitantes poderão ver amostras de órgãos que sofreram infarto, câncer, dieta pobre e outras patologias, oferecendo a possibilidade do grande público ter acesso a materiais que anteriormente estavam disponíveis somente aos profissionais de medicina.

Setores - A exposição é dividida em nove setores para representar cada sistema do organismo humano: "Esqueleto e suas mais de 100 juntas”, evidencia o papel condutor e regulador do "Sistema Muscular"; a velocidade impressionante de comunicação das células do "Sistema Nervoso"; a utilização do oxigênio pelo "Sistema Respiratório" e os processos químicos e mecânicos que compõem o "Sistema Digestivo".

Também contempla o processo de filtração contínuo do "Sistema Urinário", a combinação única dos cromossomos do óvulo e do espermatozóide e a formação embrionária no "Sistema Reprodutor"; a manutenção da vida pelo "Sistema Circulatório" e a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, representada em "O Corpo Tratado". Neste último segmento, são lembrados ainda o desenvolvimento de próteses para a maioria das partes do corpo e os equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.

Fonte:http://www.corpos-sp.com.br/corpos.html

Nenhum comentário: